O procurador-geral dos EUA, Jeff Session, durante um pronunciamento nesta sexta-feira (26) sobre a implantação de pacotes explosivos nos EUA, informou que o suspeito, identificado como Cesar Sayoc Jr., foi acusado por cinco crimes federais.
As acusações listadas pelas sessões incluem o transporte interestadual de um explosivo, envio ilegal de explosivos, ameaças contra ex-presidentes e outras pessoas, ameaçando as comunicações interestaduais e agredindo atuais e ex-oficiais federais. Se for condenado, ele enfrentará até 58 anos de prisão.
"Isso é totalmente inaceitável", disse Sessions a repórteres durante a entrevista coletiva. "A violência política de ameaça é antitética ao nosso vigoroso sistema de autogoverno", afirmou o procurador.
A sessão continuou enfatizando que a "força total da lei" seria trazida contra qualquer um que tentasse usar tal violência política.
"Que isso seja uma lição para qualquer um. Independentemente de suas crenças políticas, vamos trazer toda a força da lei contra qualquer um que tente usar ameaças, intimidação e violência direta para promover uma agenda. Nós vamos encontrá-lo. Nós vamos processá-lo", afirmou.
O diretor do FBI, Chris Wray, confirmou que 13 explosivos foram enviados para indivíduos em todos os EUA que continham cerca de 15 centímetros de tubo de PVC, fiação e um pequeno relógio. "Estes não são dispositivos fraudulentos", destacou.