Astrônomos descobriram um rastro branco de vapor que se estende sobre um extenso vulcão morto na linha equatorial de Marte.
Isto parece ser o sinal de uma erupção, mas como Marte se caracteriza por ser frio por dento, os cientistas pensam que há uma explicação para isso, já que viram antes um fenômeno semelhante, relata a Science Alert.
O rastro de vapor de 1.500 quilômetros por cima do Arsia Mons foi captado em fotografias tiradas pela sonda Mars Express em 13 de setembro.
Apesar do vapor aparentemente estar vindo do topo do vulcão, os pesquisadores da Agência Espacial Europeia acreditam que isso seja simplesmente uma ilusão de ótica, porque não acontece uma única erupção em Marte há milhões de anos.
Não faz muito tempo, nuvens de gelo de água se condensaram em Marte quando o ar repleto de umidade subiu pelo lado do vulcão. Fotos similares foram capturadas pela Mars Express em 2009, 2012 e 2015, e observar isso novamente em 2018 não é uma surpresa.
Uma enorme tempestade de poeira cobriu parcialmente o Planeta Vermelho no início deste ano, o que aparentemente imobilizou o rover Opportunity. Esse fenômeno abriu aos cientistas uma nova percepção de como a poeira sobe e assenta em Marte, o que resultará em informações imprescindíveis para futuras missões.