Misteriosa nuvem branca envolve vulcão morto em Marte (FOTOS)

CC0 / ChadoNihi / A superfície de Marte (ilustração)
A superfície de Marte (ilustração) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O reaparecimento de nuvens em Marte ajudará os cientistas a medir a densidade das partículas suspensas na atmosfera marciana e prever tempestades de poeira no Planeta Vermelho.

Astrônomos descobriram um rastro branco de vapor que se estende sobre um extenso vulcão morto na linha equatorial de Marte.

Isto parece ser o sinal de uma erupção, mas como Marte se caracteriza por ser frio por dento, os cientistas pensam que há uma explicação para isso, já que viram antes um fenômeno semelhante, relata a Science Alert.

CC BY-SA 3.0 IGO / ESA/DLR/FU Berlin / Mars elongated cloud – 21 SeptemberMisteriosa nuvem branca se formando por cima do vulcão Arsia Mons em Marte, 21 de setembro de 2018.
Misteriosa nuvem branca se formando por cima do vulcão Arsia Mons em Marte, 21 de setembro de 2018 - Sputnik Brasil
1/3
Misteriosa nuvem branca se formando por cima do vulcão Arsia Mons em Marte, 21 de setembro de 2018.
CC BY-SA 3.0 IGO / ESA/GCP/UPV/EHU Bilbao / Elongated cloud on MarsA evolução da curiosa formação de nuvens é observada pela sonda Mars Express desde 13 de setembro de 2018, aparecendo regularmente na proximidade do vulcão Arsia Mons.
A evolução da curiosa formação de nuvens é observada pela sonda Mars Express desde 13 de setembro de 2018, aparecendo regularmente na proximidade do vulcão Arsia Mons - Sputnik Brasil
2/3
A evolução da curiosa formação de nuvens é observada pela sonda Mars Express desde 13 de setembro de 2018, aparecendo regularmente na proximidade do vulcão Arsia Mons.
CC BY-SA 3.0 IGO / ESA/CNES/CNRS/IAS / Mars elongated cloud – 17 SeptemberNesta imagem a nuvem branca, que mede 915 quilômetros, também projeta uma sombra sobre a superfície, 21 de setembro de 2018.
Nesta imagem a nuvem branca, que mede 915 quilômetros, também projeta uma sombra sobre a superfície, 21 de setembro de 2018 - Sputnik Brasil
3/3
Nesta imagem a nuvem branca, que mede 915 quilômetros, também projeta uma sombra sobre a superfície, 21 de setembro de 2018.
1/3
Misteriosa nuvem branca se formando por cima do vulcão Arsia Mons em Marte, 21 de setembro de 2018.
2/3
A evolução da curiosa formação de nuvens é observada pela sonda Mars Express desde 13 de setembro de 2018, aparecendo regularmente na proximidade do vulcão Arsia Mons.
3/3
Nesta imagem a nuvem branca, que mede 915 quilômetros, também projeta uma sombra sobre a superfície, 21 de setembro de 2018.

O rastro de vapor de 1.500 quilômetros por cima do Arsia Mons foi captado em fotografias tiradas pela sonda Mars Express em 13 de setembro.

Apesar do vapor aparentemente estar vindo do topo do vulcão, os pesquisadores da Agência Espacial Europeia acreditam que isso seja simplesmente uma ilusão de ótica, porque não acontece uma única erupção em Marte há milhões de anos.

Fantasma de Cassiopeia, uma nebulosa oficialmente conhecida como IC 63 e localizada à distância de 550 anos-luz da Terra na constelação de Cassiopeia - Sputnik Brasil
NASA mostra magia espacial em FOTO inédita de 'Fantasma de Cassiopeia'
Os meteorologistas denominam esse fenômeno como nuvem orográfica, vista geralmente do lado de barlavento das montanhas, quando o ar denso próximo à superfície flui para cima e se expande à medida que esfria, permitindo que a umidade se condense em partículas de poeira.

Não faz muito tempo, nuvens de gelo de água se condensaram em Marte quando o ar repleto de umidade subiu pelo lado do vulcão. Fotos similares foram capturadas pela Mars Express em 2009, 2012 e 2015, e observar isso novamente em 2018 não é uma surpresa.

Uma enorme tempestade de poeira cobriu parcialmente o Planeta Vermelho no início deste ano, o que aparentemente imobilizou o rover Opportunity. Esse fenômeno abriu aos cientistas uma nova percepção de como a poeira sobe e assenta em Marte, o que resultará em informações imprescindíveis para futuras missões.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала