Anteriormente, o portal Defence Blog divulgou as imagens do futuro helicóptero militar russo. Como se pode ver nas fotos, o escritório de construção Kamov é o responsável pela elaboração da máquina de combate. O nome do modelo ainda é desconhecido.
Em fevereiro de 2018, o vice-premiê Yuri Borisov, que naquele momento ocupava o cargo do vice-ministro da Defesa, afirmou que os militares russos estavam planejando adotar em serviço um helicóptero com grande velocidade que poderia atingir uma velocidade de 400 km/h.
Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista em aviação Dmitry Drozdenko comentou as imagens do promissor helicóptero russo.
"Trata-se de um modelo perspectivo de fabricação da Kamov que utiliza a tecnologia de 'pá avançante'. Isso está relacionado às particularidades e à aerodinâmica da hélice principal e às superfícies de fluxo", explicou.
De acordo com ele, a principal meta dos fabricantes do helicóptero é obter uma alta velocidade de voo.
"A velocidade de um helicóptero de combate é o tempo que ele precisa para poder apoiar, por exemplo, um nosso grupo de desembarque que tenha ficado cercado; que ele pode utilizar para efetuar um ataque; é o tempo em que ele fica debaixo de fogo ao atravessar um território perigoso. Ou seja, a velocidade para um helicóptero de combate é uma coisa muito importante", assinalou Dmitry Drozdenko.