As declarações de Trump vêm apenas um dia depois que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, disse que recebeu autorização para permitir que as tropas exibissem maior poder para ajudar a proteger os funcionários da fronteira.
"Você tem muitos criminosos nessa caravana e a caravana ainda não chegou", disse o presidente.
No entanto, Trump disse que a fronteira foi "fortificada" com cercas, muros e outras medidas para impedir a caravana de passar.
"Eles não estão chegando. Não estamos deixando criminosos entrar em nosso país. Você tem que entrar legalmente, tem que entrar em um processo, e nós queremos que as pessoas entrem, porque eu tenho muitas, muitas empresas voltando nos Estados Unidos ", disse ele. "Precisamos de trabalhadores, mas eles têm que entrar legalmente. Queremos que eles entrem, mas eles têm que ser pessoas que querem trabalhar e querem fazer um ótimo trabalho para o nosso país. Eles entram por um sistema de mérito", acrescentou, enquanto acusava os democratas de quererem abrir as fronteiras.
No início desta semana, a imprensa mexicana informou que pelo menos 600 pessoas da caravana migrante da América Central foram detidas pelas autoridades mexicanas depois de se recusar a pedir permissão para permanecer no México.