Descoberto gelo 'quente' na geleira mais elevada do planeta

© REUTERS / 6summitschallenge.comO monte Everest
O monte Everest - Sputnik Brasil
Nos siga no
O gelo de Khumbu, geleira mais elevada do planeta que se localiza nas encostas do monte Everest, registra temperaturas de vários graus acima de norma, de modo que se encontra especialmente suscetível ao aquecimento global e pode afetar o acesso à água potável a uns 60 milhões de pessoas que vivem na região, comunicou o portal Science Alert.

O estudo se baseia nas medições térmicas recolhidas na geleira, apelidada "terceiro polo" pela grande quantidade de gelo, superada somente pelo Ártico e Antártica, durante vários meses em 2017 e 2018 a 5.200 metros acima do nível do mar.

Belas paisagens da Nova Zelândia - Sputnik Brasil
Cientistas descobrem consequência chocante do terremoto que abalou Nova Zelândia
Cientistas fizeram buracos de cerca de 150 metros de profundidade na capa de gelo permanente com ajuda de um jato de água quente de uma hidrolavadora de alta pressão especialmente modificada com sensores térmicos.

Desta maneira, os pesquisadores conseguiram determinar que a temperatura mínima do gelo registrada a essa profundidade era de apenas 3,3°C negativos, ou seja, acima da temperatura média anual do ar.

"O gelo quente é particularmente vulnerável às alterações climáticas, porque um pequeno aumento de temperatura pode desencadear derretimento [da geleira]", explicou o autor principal do estudo, especialista da Faculdade de Geografia da Universidade de Leeds, Reino Unido, Duncan Quincey.

A temperatura elevada do gelo é atribuída ao calor geotérmico junto com ar mais quente que provém de alturas inferiores e água, causada pelo derretimento. Esse pode gerar um ciclo perigoso de retroalimentação positiva, já que a água absorbe mais calor, estando o gelo cercado cada vez por água.

"A temperatura interna tem um impacto significativo sobre a dinâmica completa da geleira", o que, por sua vez, representa "uma parte crucial do fornecimento de águas a milhões de pessoas da região de Indocuche e Himalaias", concluiu Quincey.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала