Segundo relata Hanna Mary, a residente que fez essa descoberta, sua mãe e ela limpavam o lixo deixado na praia por uma tempestade, quando, de repente, notaram algo estranho. No início, ela pensou que era uma folha de plástico, mas quando olhou de novo para a descoberta, percebeu que era algo completamente diferente.
Mary confessa que não queria tocar na criatura por medo de ser venenosa, mas decidiu levá-la para casa para mostrá-la a um especialista seu vizinho.
No entanto, ele não conseguiu determinar a que espécie pertencia o animal, e, portanto, a mulher carregou fotos da criatura em seu perfil no Facebook para ver se alguém era capaz de identificá-la.
Finalmente, o Dr. Malcolm Francis, do Instituto Nacional de Pesquisas Atmosféricas e Aquáticas da Nova Zelândia (NIWA), determinou que se trata de uma zearaja nasuta, da família das raias, conhecida como patim áspero da Nova Zelândia, porque é muito espinhosa.
Vale destacar que na Nova Zelândia é frequente animais marinhos darem à costa, enchendo as redes sociais de histórias sobre o surgimento de raras criaturas encontradas nas praias locais.