Israel lança operação para destruir túneis do Hezbollah na fronteira libanesa

CC BY 2.0 / Forças de Defesa de Israel / Soldados das Forças de Defesa de Israel (foto de arquivo)
Soldados das Forças de Defesa de Israel (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Israel concentrou forças na fronteira com o Líbano com a finalidade de destruir túneis usados pelo grupo armado Hezbollah, segundo comunicam as Forças de Defesa de Israel (IDF).

As IDF anunciaram na sua conta do Twitter que começaram, na terça-feira (4), uma operação destinada a "expor e neutralizar túneis fronteiriços" do Hezbollah, usados por esse grupo para atacar Israel a partir do território libanês.

Acabamos de lançar a operação Northern Shield (Escudo do Norte) para expor e neutralizar os túneis fronteiriços construídos pelo Hezbollah

Segundo comunica o jornal Haaretz, as Forças Armadas israelenses sabiam dos planos do Hezbollah, que datam de 2006, de construir túneis na fronteira com o Líbano para efetuar ataques contra Israel. Em particular, em 2013 as forças israelenses identificaram uma tentativa de construí-los, no entanto, não descobriram nenhum local de construção.

Caça F-15 da Força Aérea de Israel - Sputnik Brasil
Força Aérea israelense decide adquirir caças F-15IA modernizados, afirma mídia
Em 2014, Israel criou uma equipe especial que deveria localizar os túneis. Em 2015, o país lançou uma operação para estabelecer uma barreira na fronteira com o Líbano. Os planos de Israel também incluíram usar uma tecnologia para destruir as construções do grupo armado.

Apesar de Hezbollah ser considerada uma organização terrorista pelos Estados Unidos e Israel, o grupo criado em 1980 é reconhecido como um partido político legítimo no Líbano e goza de relações estreitas com o Irã.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала