"No Dia Internacional de Combate à Corrupção, enfatizamos a necessidade de estabelecer um efetivo Alto Tribunal Anticorrupção e garantir que as instituições anti-corrupção trabalhem juntas para promover o Estado de Direito e um governo transparente e responsável", twittou a embaixada dos EUA.
On International Anti-Corruption Day, we stress the need to establish an effective High Anti-Corruption Court and to ensure anti-corruption institutions work together in fostering rule of law, and transparent and accountable government. #UnitedAgainstCorruption pic.twitter.com/nevUQ6PYJ3
— U.S. Embassy Kyiv (@USEmbassyKyiv) 9 de dezembro de 2018
Kiev tem recebido empréstimos que somam US$ 17,5 bilhões. Os empréstimos, parte de um programa de quatro anos destinado a reviver a economia ucraniana, foram aprovados pelo FMI em 2015. Até agora, Kiev recebeu quatro parcelas do acordo, acumulando um total de US$ 8,7 bilhões.
O FMI congelou os pagamentos da ajuda em abril e o quinto pagamento nunca foi realizado porque a Ucrânia não cumpriu todos os requisitos do fundo. Além do tribunal anticorrupção também estão incluídas regulamentações sobre preços de gás e uma política tributária renovada.