Britânico usava pote de 4 mil anos para guardar escovas de dente (FOTO)

© Foto / Pixabay / PexelsPeças de argila
Peças de argila - Sputnik Brasil
Nos siga no
O britânico Karl Martin comprou por acaso um antigo pote da Civilização do Vale do Indo de quase quatro mil anos de idade, escreve o jornal Science Alert.

Martin comprou o pote em uma feira de usados por cinco dólares e o usou durante cinco anos como um frasco para escovas de dente, segundo a edição

Apesar de trabalhar na empresa especializada em avaliação de antiguidades e leilões, Hansons Auctioneers, Martin não pensou em avaliar o preço do pote.

© Foto / Hansons AuctioneersPote de 4 mil anos comprado por Karl Martin em uma feira de usados
Pote de 4 mil anos comprado por Karl Martin em uma feira de usados - Sputnik Brasil
Pote de 4 mil anos comprado por Karl Martin em uma feira de usados

Ele levou o frasco para que um especialista em antiguidades da empresa o avaliasse depois de ter notado um jarro semelhante enquanto estava ajudando a descarregar relíquias de uma van.

O especialista identificou que a peça com imagem de um antílope pertencia à Civilização do Vale do Indo e, mais precisamente, foi feito no território do atual Afeganistão no ano 1.900 a.C.

Ossadas de seres humanos - Sputnik Brasil
Rituais misteriosos: encontrados esqueleto perfurado e pôneis decapitados no Reino Unido
Segundo o especialista, o artefato teria sido comprado por viajantes ricos que o levaram para a Inglaterra muitos anos atrás. Martin acabou vendendo o pote em leilão por US$ 101 (R$ 394).

Na Idade do Bronze, a Civilização do Vale do Indo era um dos três primeiros berços da civilização, junto com o Egito e Mesopotâmia, ocupando os territórios atuais da Índia, Paquistão e parcialmente do Afeganistão. A civilização existiu entre 2600 e 1900 a.C. e sua decadência, segundo uma das teorias, teria sido causada pelas redução de suprimento de água e secas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала