Vários aviões de transporte militares C-17 e C-130 foram detectados voando em linha durante os exercícios Joint Forcible Entry 18 (Entrada Forçada Conjunta) que decorreram no sudoeste dos Estados Unidos, em Nevada, durante a noite, segundo The Drive.
Conga line of 18 USAF Hercs over Texas… 😎 pic.twitter.com/GGL5DOZ594
— CivMilAir ✈ (@CivMilAir) 9 de dezembro de 2018
As manobras, realizadas primeiramente pelo Comando de Mobilidade Aérea da Força Aérea americana, visam treinar uma operação em que forças aéreas e terrestres entram em massa no território de um inimigo para montar uma oficina de combate.
There's a right party going on over Nevada… 😎
— CivMilAir ✈ (@CivMilAir) 8 de dezembro de 2018
🇺🇸 USAF E-8C JSTARS
🇺🇸 USAF E3 Sentry AWACS
🇺🇸 USAF RC135W Rivet Joint
🇺🇸 USAF EC-130H Compass Call
🇺🇸 USAF RQ4 Global Hawk
🇺🇸 USAF KC135 tanker pic.twitter.com/YmOfMGRAq4
Portais de monitoramento de voo, como o portal CivMilAir, divulgaram algumas imagens mostrando os aviões que participaram e que posições ocuparam durante as manobras que decorreram em 8 de dezembro.
No ano passado, o Comando de Mobilidade Aérea efetuou exercícios semelhantes com forças do Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
Multiple #USAF C-17As with THUG callsigns are en route to March ARB from the Nevada desert as part of JFEX (Joint Forcible Entry Exercise) 18B. pic.twitter.com/jtNzXRnCOK
— Aircraft Spots (@AircraftSpots) 9 de dezembro de 2018
As manobras são uma das mais complexas realizadas pelos EUA e combinam recursos de todos os tipos, incluindo caças, aviões de monitoramento, plataformas de guerra eletrônica, bem como forças terrestres e equipamento que são lançados ou deixados no território de um inimigo, escreve The Drive.
Currently over Canyon de Chelly National Monument #Arizona #ApacheCounty #canyondechelly https://t.co/z7rfDD28dN pic.twitter.com/BeCjqG0VRp
— Eric Rosenwald (@rosenwald_eric) 9 de dezembro de 2018