A operação que encontrou e expôs o terceiro túnel feito pelos militantes do grupo Hezbollah faz parte da operação Escudo do Norte que tem como objetivo encontrar e destruir os túneis construídos ilegalmente para transportar militantes e armas para Israel.
Operation #NorthernShield UPDATE: IDF soldiers exposed ANOTHER attack tunnel built by Hezbollah from Lebanon into Israel. 3rd tunnel exposed in a week. Hezbollah terrorists seek to kill innocent Israelis. We will stop them. pic.twitter.com/OsdJGvmKr0
— Israel Defense Forces (@IDF) 11 de dezembro de 2018
Atualização sobre a operação Escudo do Norte: Forças de Defesa de Israel expuseram outro túnel de ataque construído pelo Hezbollah, do Líbano até Israel. É o 3° túnel exposto em uma semana.
A operação Escudo do Norte foi iniciada na terça-feira (4), quando foi confirmada a existência de túneis "secretos" do Hezbollah pelas Forças de Defesa de Israel.
O último embate entre Israel e Líbano aconteceu em 2016, quando as forças israelenses invadiram o país depois que o Hezbollah capturou dois soldados israelenses na região fronteiriça. Na ocasião, o conflito durou 34 dias e custou a vida de mais de 1.300 pessoas, o conflito foi interrompido por um acordo de cessar-fogo.
As relações entre Israel e Líbano pioraram no decorrer das décadas, entretanto, as tensões foram agravadas com a suspeita de que o Hezbollah esteja sendo usado pelo Irã para ocasionar uma guerra em Israel.