A principal missão desta máquina, baseada no veículo de combate T-72, é rebocar aeronaves em situações extraordinárias quando, por exemplo, saem da pista ou danificam o trem de aterrissagem.
Na gravação é possível observar como o BREM (na sigla em russo) civil reboca um avião Il-62 a alguns graus negativos. No entanto, esse não é o limite de suas capacidades, já que tem tração de até 120 toneladas.
Além disso, o tanque pode estabelecer uma rota de fuga em qualquer superfície, o que contribui para a velocidade e eficiência das operações de evacuação de aeronaves.
Ao comentar as capacidades do BREM, o diretor industrial da corporação estatal Rostec, Sergei Abramov, ressaltou que este é um exemplo de uma conversão bem-sucedida de uma máquina militar para civil e que o BREM-1 para uso não militar poderia ter um importante potencial de exportação.
A tripulação do blindado é composta por dois especialistas do aeroporto Domodedovo, nos arredores de Moscou, que já receberam o treinamento necessário.
Antes da entrega, o veículo foi desmilitarizado: as metralhadoras, as granadas de fumaça e os sistemas de comunicação do exército foram removidos e ele foi pintado de laranja, a cor usada pelos equipamentos terrestres nos aeroportos.