"O presidente da Turquia e da Palestina falaram por telefone no sábado e discutiram eventos regionais. Erdogan e Abbas também trocaram visões sobre os passos de vários países na mudança de suas embaixadas para Jerusalém e discutiram como prevenir passos errôneos que possam dificultar a solução da questão palestina", disse uma fonte.
No início de dezembro, o premiê australiano, Scott Morrison, anunciou que a Austrália reconheceu Jerusalám como a capital de Israel e que tinha intenção de abrir escritórios de Defesa e Comércio lá. Ao mesmo tempo, Caberra afirmou que não tem a intenção de mudar sua embaixada no país.
Em maio, os Estados Unidos mudaram sua embaixada em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém, causando desagrado na comunida muçulmana mundo afora. Brasil, Guatemala, Honduras e República Tcheca também reconheceram Jerusalém como a capital de Israel.
Enquanto isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) e seus estados membros condenam esse tipo de medida até que o status legal de Jerusalém seja estabelecido.
Tanto Israel quanto Palestina querem Jerusalém com capital. A expectativa da ONU é que a questão sobre a cidade seja resolvida através de um processo de paz entre ambos os países.