A presença reforçada na Estônia visa fortalecer as fronteiras com a Rússia na sequência do conflito ucraniano. Perante as ações da OTAN, Moscou tem alertado repetidamente que o acúmulo de militares da Aliança nas proximidades da fronteira é perigoso e provocativo.
Os soldados belgas farão parte do batalhão da OTAN localizado no flanco leste, porém, os soldados estão muito preocupados com o clima frio da região por poderem ocasionar lesões devido à falta de equipamento de inverno.
Entretanto, parece que a maior ameaça para os soldados, que estarão instalados na Estônia, é o frio, já que a temperatura na região pode chegar aos —30°C. Roger Houssen da União Militar ACMP belga afirmou que as forças belgas temem sofrer alguns sintomas ou lesões devido ao clima frio da região, segundo a publicação do jornal Het Nieuwsblad.
Apesar de a operação ter sido planejada com antecedência, as forças belgas não foram capazes de comprar os equipamentos apropriados para o inverno. Sendo assim, as tropas receberão equipamentos antigos, utilizados na guerra da Coreia, em 1951, e outros, entre 1963 e 1967. Segundo informações da equipe belga, equipamentos de inverno serão entregues em breve.