Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas no incidente, informou a polícia.
A polícia reportou que o motorista tentou repetidamente atropelar pessoas em diferentes localidades. Primeiro na cidade de Bottrop, depois em Essen — ambas estão situadas no estado federal da Renânia do Norte-Vestfália.
Em Bottrop, o suspeito dirigiu o carro contra um pedestre antes de atingir um grupo de imigrantes da Síria e do Afeganistão.
Ao mesmo tempo, a polícia informou que o motorista tentou fugir para Essen, onde também tentou atingir com seu veículo uma multidão naquela cidade, mas se rendeu e foi detido antes que causar mais danos.
In #Bottrop und #Essen hat gestern Nacht ein 50-Jähriger versucht Syrer und Afghanen mit seinem Auto umzufahren. 4 Menschen wurden verletzt.Die Polizei geht von einem fremdenfeindlichen Motiv des Fahrers aus. Der Mann aus #Essen wurde festgenommen. @RTLWEST pic.twitter.com/VeYEosYDiq
— Thomas Bosse (@ThomasBosse) 1 de janeiro de 2019
Conforme disseram as autoridades, o motorista estava fazendo comentários contra os estrangeiros quando foi preso. Elas acreditam que o ataque foi premeditado e motivado por xenofobia.
No entanto, os policiais não descartam a possibilidade de o agressor sofrer de doença mental.