Recentemente, a NASA divulgou uma imagem, capturada pela sonda robótica OSIRIS-REx no dia 19 de dezembro, antes que entrasse em órbita ao redor do asteroide Bennu em 31 de dezembro.
A fotografia foi divulgada através da postagem da agência espacial norte-americana na conta oficial do projeto. Na imagem, Bennu pode ser visto no lado direito da imagem, enquanto a Terra com seu satélite natural se encontra no lado esquerdo. Além disso, uma parte da constelação de Hydra é observada no canto inferior direito.
An entire journey in one frame… My NavCam1 imager captured this shot of Earth, the Moon, and Bennu before I went into orbit.
— NASA's OSIRIS-REx (@OSIRISREx) 4 de janeiro de 2019
During Orbital A, my team is using "OpNav" (short for optical navigation) images like these to keep me on course. Image details: https://t.co/qMT1e9cqxZ pic.twitter.com/MRb7uO1yX1
Uma viagem inteira em uma foto… Minha câmera de navegação capturou essa imagem da Terra, Lua e Bennu antes de entrar em órbita
Enquanto estava em órbita, minha equipe usava imagens de "OpNav" (navegação ótica) como essas para me indicar o caminho
Após alguns dias, a espaçonave encontrou fortes evidências espectrais da presença de moléculas contendo átomos de oxigênio e hidrogênio ligados, conhecidos como "hidroxila", o que significa que o material rochoso desse asteroide interagiu com água em algum momento.