A base estadunidense de Al-Udeid, no Qatar, é considerada a maior base militar dos EUA no Oriente Médio.
"Assinamos um novo memorando de entendimento sobre a expansão de nossa presença em Al-Udeid. Ela abriga milhares de militares norte-americanos e o quartel-general do Comando Central dos EUA (CENTCOM). Este lugar é fundamental para a segurança norte-americana", revelou Pompeo após assinar um acordo bilateral para ampliar a base militar.
"Somos todos mais poderosos quando estamos trabalhando juntos e quando as disputas são limitadas. Quando temos um desafio comum, as disputas entre países com objetivos partilhados nunca são úteis", declarou Pompeo durante uma coletiva de imprensa no Qatar.
O chanceler do Qatar, Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, por sua vez, disse que teria discutido com Pompeo a situação na Síria e a luta contra o terrorismo, entre várias outras questões de interesse mútuo.
"Mantivemos um diálogo extenso durante as sete reuniões da conferência de diálogo entre o Qatar e os EUA e discutimos todas as questões de interesse mútuo, em particular, a crise entre os países do Golfo, o processo [de paz] no Oriente Médio, as conversações sobre o Afeganistão, a situação na Síria e os esforços destinados a combater o terrorismo", revelou al-Thani em uma coletiva de imprensa após sua reunião com Pompeo.
Pompeo chegou a Doha em 13 de janeiro de Abu Dhabi, aonde viajou como parte de sua turnê regional pelo Oriente Médio.