Recentemente, a Lua está proporcionando fenômenos e espetáculos, um deles se refere ao surgimento de um anel em seu torno, que foi observado por diversas pessoas em diferentes partes do mundo.
Halo moon phenomenon captured in sky above Budapest. Your’e welcome guys, xS pic.twitter.com/kmCeC6FQp8
— Selene (@Sister_of_Eos) 22 de janeiro de 2019
Halo lunar flagrado no céu de Budapeste.
O fenômeno incomum atmosférico é conhecido como halo, um grande anel que surge ao redor da Lua.
Jan. 21.2019. — Moon Halo, Hungary pic.twitter.com/u3yf7CE3Ow
— PÁL SZABOLCS (@NAPKELET42) 22 de janeiro de 2019
Halo lunar na Hungria.
O evento atmosférico ocorre devido às pequenas partículas de gelo hexagonais suspensas nas nuvens altas, refletindo a luz e provocando um espectro de cores ao redor do satélite. O halo também é conhecido como arco-íris, podendo surgir tanto ao redor da Lua quanto do Sol.
Super moon halo at giants ring, Belfast, Northern Ireland ~ Thanks to steve martin @LaganPhoto #supermoon #StormHour pic.twitter.com/zzE4odxU8b
— #StormHour (@StormHour) 22 de janeiro de 2019
Anel gigante do halo lunar, em Belfast, Irlanda do Norte.
Nos halos lunares é possível observar um anel de cor branca ou pálida, juntamente com a cor vermelha em seu interior, além disso, há a cor azul na parte externa, mesmo que algumas vezes ela não seja visível à noite.
Para o fenômeno ocorrer, dependerá da forma particular e da posição dos cristais nas nuvens. Geralmente, o halo ocorre a baixas temperaturas.
Na madrugada de 21 de janeiro ocorreu um eclipse total lunar raríssimo, também conhecido como "Superlua de sangue de lobo", quando o satélite, na sua fase de Lua cheia, fica completamente envolto em um manto vermelho, completando a série de fenômenos incríveis proporcionados pela Lua.