EUA espera que Coreia do Norte declare todos seus programas de armas nucleares e mísseis

© AFP 2023 / JUNG Yeon-JeHomem vê a notícia mostrando imagens de arquivo do lançamento de mísseis da Coreia do Norte em uma estação ferroviária em Seul, em 12 de fevereiro de 2017. Nesse dia, a Coreia do Norte disparou um míssil balístico, em aparente provocação para testar a resposta do novo presidente Donald Trump, disse o Ministério da Defesa sul-coreano
Homem vê a notícia mostrando imagens de arquivo do lançamento de mísseis da Coreia do Norte em uma estação ferroviária em Seul, em 12 de fevereiro de 2017. Nesse dia, a Coreia do Norte disparou um míssil balístico, em aparente provocação para testar a resposta do novo presidente Donald Trump, disse o Ministério da Defesa sul-coreano - Sputnik Brasil
Nos siga no
O enviado especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, pediu a Pyongyang que declare todos os seus programas de armas nucleares e mísseis para avançar na desnuclearização completa da península coreana.

"Antes que o processo de desnuclearização possa ser final, também precisamos entender completamente o escopo completo dos programas de mísseis e de armas de destruição em massa da Coreia do Norte, o que alcançaremos em algum momento através de uma declaração exaustiva", disse Biegun durante um pronunciamento na Universidade de Stanford.

Presidente dos EUA, Donald Trump, discursando em uma conferência Conservative Political Action Conference (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Trump garante destruição do Daesh 'em breve' e vê 'chance' de desnuclearização da Coreia
O diplomata dos EUA acrescentou que será necessário "chegar a um acordo sobre o acesso de especialistas e mecanismos de monitoramento aos principais locais de acordo com os padrões internacionais e, finalmente, garantir a retirada e a destruição das reservas de materiais de fissão, armas, mísseis, lançadeiras e outras armas de destruição em massa".

De acordo com Biegun, todas essas questões terão de ser abordadas durante as negociações entre os grupos de trabalho. 

O presidente dos EUA, lembrou o enviado, deixou claro que, se a Coreia do Norte cumprir o compromisso de completar a desnuclearização, a resposta dos EUA "superará o que se acreditava ser possível".

Donald Trump e Kim Jong-un devem se encontrar novamente no final de fevereiro, em algum lugar não especificado do continente asiático.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала