O relatório sobre o progresso trimestral da Operação Inherent Resolve foi compilado pelo Escritório do Inspetor-Geral do Departamento de Defesa dos Estados Unidos com base nas informações de militares norte-americanos, organizações governamentais e fontes públicas norte-americanas. Está previsto que o documento seja publicado na próxima semana.
Segundo o relatório, citado pelo canal de televisão NBC, em condições de vazio de poder em algumas áreas da Síria, os militantes do Daesh (organização terrorista proibida em vários países incluindo a Rússia) procuram restaurar o "califado". Além disso, frente à ausência de pressão militar, podem precisar de seis a 12 meses para realizá-lo.
Desde 2014, os Estados Unidos e seus aliados realizaram uma operação contra os terroristas do Daesh no Iraque e na Síria. No entanto, no país árabe eles operam sem permissão das autoridades do país. Em dezembro do ano passado, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que as tropas dos EUA seriam retiradas da Síria em conexão com a vitória sobre a organização terrorista.