Uma reportagem feita por jornalistas da Superwizjer TVN há uma semana repercutiu em toda a Europa. O programa mostra como as vacas doentes são transportadas ilegalmente para os matadouros poloneses e vendidas praticamente sem nenhuma inspeção veterinária.
A reportagem causou preocupação nos países da União Europeia quanto ao cumprimento das exigências sanitárias aplicadas na Polônia, que é um dos maiores exportadores de carne para os países do bloco, informa a Sputnik Polônia.
Por sua vez, o Ministério da Agricultura de Portugal informou que retirou do mercado interno um lote de 99 quilos de carne bovina vindo da Polônia. A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária suspeita que a carne polonesa tenha sido enviada diretamente para matadouros portugueses e não para distribuidores ou varejistas.
A Polônia é um dos maiores exportadores de carne para a UE: cerca de 80% da carne produzida é exportada aos países europeus.
Chris Elliott, especialista em segurança alimentar da Queen's University de Belfast, na Irlanda do Norte, adverte em seu artigo que "se há alguma evidência de que carne de vacas doentes tenha sido encontrada fora da Polônia, então há uma séria razão para alarme na Europa".
Ao mesmo tempo, o presidente da direção da associação Carne Polonesa, Wiktor Choinski, comentou a situação à Sputnik Polônia. Segundo ele, é difícil identificar os pontos fracos de controle veterinário no sistema polonês.
"No entanto, não há dúvidas de que neste caso a lei foi claramente violada", ressaltou.