A brincadeira foi postada na conta oficial do ator no Twitter, na noite da segunda-feira (25), e se tornou um dos memes mais compartilhados na rede social. O assunto figurava hoje entre os mais comentados no Twitter.
A partir de hoje eu sou o auto-declarado Presidente do Brasil. Igual fizeram na Venezuela. Lula está nomeado chefe da casa civil, militar e religiosa do Brasil.
— José de Abreu, autoproclamado Presidente do Brasil (@zehdeabreu) 26 de fevereiro de 2019
Desde então uma série de imagens têm circulado em alusão à autoproclamação do ator como presidente. Algumas colocam sua foto ao lado dos retratos oficiais dos presidentes brasileiros, outras são montagens de José de Abreu com a faixa presidencial.
Já temos até a foto oficial pic.twitter.com/BcMMtNAvqF
— Fábia de Aguiar (@lilliumsong) 26 de fevereiro de 2019
Abreu também mudou seu nome no perfil do Twitter para se adequar ao "novo cargo", tornando-se "José de Abreu, autoproclamado Presidente do Brasil". Desde então o artista tem postado possíveis ministros e decreto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se "ministro dos Justos".
#ZeDeAbreuPresidenteDoBrasil
— João Mikhail 🍊🇱🇧🇵🇸🍊 (@joomikhail) 26 de fevereiro de 2019
JA EH!!! pic.twitter.com/mFe9qNIdcx
Já o atual ministro da Justiça e da Segurança Pública, o ex-juiz Sérgio Moro, foi apontado como "traidor da pátria". O candidato à presidência do PT derrotado por Jair Bolsonaro (PSL) nas eleições presidenciais de 2018 ficou com o Ministério da Educação.
Outra coisa: Moro será declarado TRAIDOR DA PÁTRIA e terá a mesma sentença que deu a Lula multiplicada por dez. Passará o resto da vida na cadeia fazendo PowerPoint com Dalagnol.
— José de Abreu, autoproclamado Presidente do Brasil (@zehdeabreu) 26 de fevereiro de 2019
No meio da brincadeira, até a Internacional Comunista chegou a ser aventada como o novo hino do Brasil.
Te apoio se vc proclamar que este será nosso novo Hino Nacional: https://t.co/lUY1XStrMf
— Maga Patalógica 🧙♀️ (@SraPatalogica) 26 de fevereiro de 2019
Juan Guaidó tornou-se pivô da escalada da tensão política na Venezuela após autoproclamar-se presidente interino do país no dia 23 de janeiro deste ano. Sua posição foi reconhecida por alguns países, como os Estados Unidos, o Brasil e a Argentina. Já China, Rússia, Uruguai, Bolívia, México e outros países reconhecem a legitimidade de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela.