Na terça-feira (5), a espaçonave israelense Beresheet tirou sua primeira foto, enquanto se encontra em uma órbita elíptica a uma distância de cerca de 37.600 km da superfície da Terra, e a transferiu para o centro de controle.
At a distance of 37,600 km from Earth, #Beresheet’s selfie camera took a picture of #Earth. Australia can be clearly seen! This photo was taken during a slow spin of the #spacecraft & for the first time see the #Israeli flag 🇮🇱 & text, "am yisrael chai." #IsraelToTheMoon #SpaceIL pic.twitter.com/ELFZsaShXg
— Israel To The Moon (@TeamSpaceIL) 5 de março de 2019
A uma distância de 37.600 km do nosso planeta, a câmera da sonda #Beresheet capturou uma imagem da Terra. É possível ver claramente a Austrália. Essa foto foi tirada durante um giro lento e mostra a bandeira de Israel junto com o texto em hebraico "am yisrael chai."
A selfie, feita pela câmera da Bereshit, mostra uma parte deste dispositivo com a Terra em fundo (a Austrália é visível no quadro), bem como um tablet com inscrições em hebraico e inglês: "O povo de Israel está vivo", "Pequeno país, grandes sonhos".
A primeira nave espacial israelense foi lançada da base de Cabo Canaveral, Flórida (EUA), em direção à Lua na noite de 21 de fevereiro.
Denominada de Beresheet (que significa "Gênesis" em hebraico), ela será a menor e mais barata nave espacial que já desembarcou na Lua e colocará Israel entre as três superpotências que já fizeram pousos lunares de vários tipos: EUA, Rússia e China.