Guaidó: 'todas as opções' continuam na mesa para acabar com governo Maduro

© AP Photo / Fernando LlanoJuan Guaidó, líder da oposição venezuelana
Juan Guaidó, líder da oposição venezuelana - Sputnik Brasil
Nos siga no
O promotor-geral venezuelano, Tarek Saab, solicitou uma investigação sobre o possível papel do autoproclamado presidente Guaidó na sabotagem da rede elétrica do país, que provocou um devastador "apagão" na semana passada.

O parlamentar venezuelano de oposição e auto-intitulado "presidente interino" Juan Guaidó disse que "todas as opções" permanecem na mesa para forçar o governo de Maduro a renunciar.

"Nós tentamos de tudo na Venezuela. Literalmente. E sempre dentro dos limites da não-violência: através de protestos pacíficos, exercendo nossos direitos, através de insistência. Mas também há uma sensação de frustração", disse Guaido ao jornal El Pais, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira.

Bandeira norte-americana sobre a Embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Venezuela - Sputnik Brasil
EUA retiram todos seus diplomatas da Venezuela após ultimato de Caracas
"Como um venezuelano se defende contra um grupo armado? Ou contra grupos paramilitares que constantemente o assediam? Ou de um regime que sequestra as forças armadas e lhes nega comida e remédios? Há um franco dilema aqui em relação à proteção dos cidadãos", disse o líder da oposição.

"Então, para nós, o mais responsável é a discussão de todas as opções", disse Guaidó.

As declarações da oposição ecoaram as feitas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que indicou que "todas as opções" permaneceram na resolução da crise venezuelana, e que Caracas assumiu como possível uso da força militar para derrubar o governo de Maduro.

Guaidó, se declarou presidente interino no final de janeiro e foi imediatamente reconhecido pelos EUA, Canadá e muitos dos aliados latino-americanos e europeus de Washington. O governo venezuelano descreveu a ação da oposição como uma tentativa de golpe de Estado. Rússia, China, Bolívia, Cuba, Irã, Síria e cerca de uma dúzia de outros países não reconheceram Guaidó.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала