Maduro anunciou em sua conta no Twitter que esses exercícios estão sendo realizados para proteger os serviços estratégicos do país.
#16Mar Inician los Ejercicios de Acción Integral “Ana Karina Rote” para proteger los servicios estratégicos de la nación. No permitiremos que los enemigos de la Patria vuelvan a robarle la tranquilidad al heroico pueblo venezolano. pic.twitter.com/FPqwXRoZt8
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) 16 de março de 2019
No dia 16 de março, se iniciam os Exercícios de Ação Integral Ana Karina Rote para proteger os serviços estratégicos da nação. Não permitiremos que os inimigos da Pátria roubem novamente a tranquilidade do heroico povo venezuelano
Anteriormente, o presidente venezuelano Nicolás Maduro disse que os ataques ao sistema elétrico nacional continuam após o apagão do passado 7 de março. O presidente assinalou também que o objetivo dos exercícios militares Ana Karina Rote é posicionar todas as forças civis e militares para assegurar o sistema elétrico nacional, assim como o fornecimento de água.
Maduro responsabilizou os EUA pela guerra energética contra a Venezuela. Washington, por sua vez, negou qualquer tipo de participação. A Corpoelec, a companhia elétrica estatal venezuelana, considerou o incidente de "sabotagem" e de episódio da guerra energética contra o país.