Segundo as autoridades, o menor estaria veiculando mensagens sobre um ataque que pretendia cometer contra um estabelecimento escolar onde estudou, na Praça da Bandeira. O conteúdo divulgado por ele incluiria fotografia de arma de fogo e detalhes da ação, como a sua rota de fuga, "pois não iria se matar como o ocorrido na cidade de Suzano".
"Policiais Civis da 18ª DP apreenderam através de mandado de busca e apreensão um adolescente, nesta segunda-feira (18/03), pelos fatos análogos aos crimes de associação criminosa, posse de arma e ameaça. Com auxílio da CORE e apoio aéreo, foram efetuadas as diligências em quatro locais e apreendidos computadores e celulares", informou a assessoria de comunicação da PCERJ, acrescentando que o jovem navegava na chamada deep web e acessava fóruns que tratam de atentados efetuados em ambiente escolar.
De acordo com informações do jornal Extra, o suspeito foi denunciado por um ex-colega para a direção da escola, que avisou a polícia. O motivo do ataque, que seria realizado na próxima quarta-feira seria casos de bullying sofridos no passado.