A bola de fogo explodiu 25,6 quilômetros acima da superfície da Terra, com impacto de energia equivalente a 173 quilotons, o que é 11 vezes mais potente do que a bomba lançada em Hiroshima, que correspondia a 15 quilotons.
Some colour views of the #meteor that flew over the North Pacific in December 2018, taken by Japan's #Himawari satellite.
— Simon Proud (@simon_sat) 18 de março de 2019
The meteor is really clear here — bright orange fireball against the blue + white background!
Background: https://t.co/r403SQxicZ pic.twitter.com/ctNN8zxsXb
Algumas imagens coloridas do meteoro que sobrevoou o Pacífico Norte em dezembro de 2018, tiradas pelo satélite do Japão Himawari. O meteoro é muito claro aqui — bola de fogo laranja brilhante contra o fundo azul e branco!
O meteoro entrou na atmosfera da Terra em um ângulo íngreme de 7 graus e a uma velocidade de uns 32 km/s. Ele passou um tempo despercebido pela NASA, que foi mais tarde informada sobre a explosão pela Força Aérea dos EUA.
Na época, a mídia foi inundada por vídeos e fotos da bola de fogo no céu da cidade russa. O meteoro explodiu cerca de 30 quilômetros acima da Terra com uma potência de 400 a 500 quilotons, embora grande parte dele tenha sido sugada pelas espessas camadas atmosféricas. Ainda assim, a explosão aérea de 2013 danificou milhares de edifícios na cidade russa.