"Estou contente em anunciar hoje à audiência do AIPAC [Comitê de Assuntos Públicos da Israel Americana] que, depois da análise completa por todos os atores constitucionais do meu país envolvidos no processo de decisão e com total acordo, eu, como primeira-ministra da Romênia, e o governo que lidero moveremos a embaixada romena para Jerusalém, a capital de Israel", afirmou a premiê durante discurso em Washington.
— Viorica Dăncilă (@VDancila_PM) 24 de março de 2019
"Feliz por encontrar com a liderança do AIPAC: Morton Fridman, Howard Kohr, Stephen Schneider, Betsy Korn e Lillian Pinkus em Washington DC. Conversamos sobre o fortalecimento das relações entre Romênia e EUA e entre Romênia e Israel."
De acordo com Dancila, Estados Unidos e Israel são parceiros estratégicos especiais do seu país.
Sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos, a cidade de Jerusalém é reivindicada por israelenses e palestinos como parte de seus territórios nacionais. No ano passado, os EUA mudaram sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, reconhecendo de vez a cidade como capital legítima do Estado de Israel, medida que gerou revoltas entre palestinos e uma série de outros povos.