O Instituto de Aviação de Moscou da Rússia apresentou um drone que pode disparar munições de calibre 12 para derrubar drones não autorizados e que tem algumas características verdadeiramente únicas.
O vídeo mostra o drone em ação. Primeiro, o veículo destrói um alvo aéreo estático (balão) e depois um alvo aéreo móvel — uma aeronave de controle remoto. Após a destruição bem sucedida do segundo alvo, o drone pousa de forma vertical, tal como levantou voo.
Naturalmente, a espingarda instalada no drone carece de estoque e punho, já que tal não é necessário para disparar.
"O uso de uma espingarda em vez de um rifle ou pistola faz todo o sentido", escreve o analista Kyle Mizokami para o portal Foxtrot Alpha. "Como qualquer caçador de patos dirá, o padrão disperso de pequenas balas de espingarda é mais eficiente em atingir pequenos alvos móveis do que uma única bala, como nas outras armas de fogo. Os drones voadores são particularmente frágeis, incapazes de se adaptar se seu perfil aerodinâmico for alterado pelo menor dano".
O drone é alimentado por duas hélices instaladas nas asas traseiras maiores, que também permitem que o drone manobre. Um par de asas menores é instalado na frente do veículo.