Uma imagem de um candelabro de 9 braços gravada em uma peça de barro com cerca de 2.000 anos foi encontrada numa povoação judaica na cidade de Bersebá.
Exciting news: For the 1st time, archaeologists have unearthed the remains of a 2,000-year-old Jewish settlement in the Israeli city of Beersheba. At the site was this part of an oil lamp depicting a 9-branched menorah — one of the earliest ever found. 1/2
— Maya Margit (@MayaMargit) 4 de abril de 2019
Credit:IAA#archaeology pic.twitter.com/dC7ziUy6di
Entre os artefatos que foram achados no local está uma imagem de um candelabro (chanukiá ou menorá) de 9 braços gravada numa peça de barro, assim como vasos e moedas antigas.
"Esta é provavelmente uma das primeiras representações artísticas de uma chanukiá de nove braços alguma vez encontrada'', disseram o Dr. Peter Fabian da Universidade Ben-Gurion e o Dr. Daniel Ortega do IAA em um comunicado.
Segundo o Israel Today, de entre os candelabros descobertos poucos tinham imagens de menorás de sete braços. Isto pode estar de acordo com as regras do Talmude, segundo as quais só as menorás colocadas no Templo poderiam ter sete braços. Os candelabros que eram mais utilizados tipicamente tinham de 8 a 11 braços.
2/2 Aside from the oil lamp shard, the settlement site also includes a number of interesting features, including underground hidden passageways that were likely used by Jewish rebels in 135 CE during the Bar-Kokhba Revolt against the Roman Empire.
— Maya Margit (@MayaMargit) 4 de abril de 2019
Credit: IAA#Archaeology pic.twitter.com/2e4u3LgN7I
A equipe de arqueólogos também encontrou uma rede de túneis que era provavelmente usada pelos rebeldes judeus por volta do ano 135 d.C, durante a Revolta de Barcoquebas contra o Império Romano.
Os especialistas também encontraram no lugar aquilo que eles pensam que poderia ter sido um incêndio que ocorreu durante a Primeira Guerra Judaico-Romana, que às vezes é chamada de Grande Revolta Judaica, ocorrida por volta do ano 70 d.C