Exército do marechal Haftar assume controle sobre campo militar ao sul de Trípoli

© REUTERS / Esam Omran Al-FetoriSoldado do Exército Nacional da Líbia (LNA), comandado pelo marechal Khalifa Haftar, 7 de abril de 2019
Soldado do Exército Nacional da Líbia (LNA), comandado pelo marechal Khalifa Haftar, 7 de abril de 2019 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Exército Nacional da Líbia (LNA), comandado pelo marechal Khalifa Haftar, estabeleceu o controle sobre o campo militar de Yarmouk, ao sul de Trípoli, comunicou uma fonte militar à Sputnik.

"As forças do exército líbio estabeleceram o controle sobre o campo de Yarmouk, ao sul de Trípoli", disse a fonte.

No dia 4 de abril, Haftar iniciou uma ofensiva rumo a Trípoli para a "libertar dos terroristas". Segundo fontes da Sputnik no LNA, o exército tomou o controle sem entrar em combates sobre várias regiões a sudoeste de Trípoli, bem como sobre o aeroporto internacional e a cidade de Sorman, ao sul da capital.

Militante das forças líbias leais a Khalifa Haftar (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Governo de União Nacional da Líbia e Exército de Haftar trocam ataques aéreos
Desde 2011, a Líbia está dividida entre os dois centros de poder: um no leste, com o parlamento, e outro no oeste, com o Governo de União Nacional, formado com o apoio da ONU e da UE. As autoridades do Leste do país operam independentemente de Trípoli, e colaboram como o marechal Haftar. 

Logo após o início da ofensiva, as Forças Armadas, leais ao Governo de União Nacional, anunciaram o início de uma operação militar contra o LNA.

A ONU vem apelando para a realização de eleições em todo o país, o que permitiria a formação de órgãos de poder legítimos e reconhecidos por todos. 

Anteriormente, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que os EUA exigem que as forças do LNA parem imediatamente a ofensiva contra a cidade de Trípoli.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала