"Tivemos uma falha na espaçonave; infelizmente, não conseguimos pousar com êxito", afirmou Opher Doron, gerente geral da divisão espacial da Israel Aerospace Industries, que dirigiu o projeto.
Doron confirmou que o principal motor da sonda falhou, o que resultou na perda de contato da espaçonave com o centro de controle em Israel.
A espaçonave estaria descendo rápido demais, a 134 metros por segundo (cerca de 482 km/h), e acabou se chocando contra a superfície lunar.
No entanto, antes do acidente, quando se encontrava 22 quilômetros acima da superfície da Lua, a sonda conseguiu enviar à Terra uma imagem que se tornou o último "selfie" em que aparece próxima de seu destino.
O programa da sonda, que custou cerca de US$ 100 milhões (R$ 385 milhões), tinha dois objetivos: ser a primeira missão espacial privada e a primeira espaçonave de Israel a pousar no nosso satélite.
A Beresheet foi lançada ao espaço há seis meses com a ajuda do foguete Falcon 9 da empresa SpaceX, propriedade de Elon Musk.
Depois do acidente, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu repetir a tentativa de pousar na Lua dentro de dois a três anos.