Os caças subiram ao céu, apesar das condições meteorológicas, e acompanharam os bombardeiros de mísseis estratégicos Tu-160 sobre o mar Negro.
"No ar, os pilotos receberam as coordenadas dos aviões de longo alcance e, em seguida, as dos alvos aéreos convencionais que se aproximavam deles", diz o comunicado do ministério. Os pilotos realizaram alternadamente o acompanhamento dos aviões Tu-160, e depois disso realizaram uma interceptação aérea do inimigo condicional.
O Ministério da Defesa sublinhou que as atividades de treinamento de combate planejadas foram realizadas no contexto dos exercícios Sea Shield 2019 da OTAN. As manobras multinacionais da aliança, de que também participaram marinheiros ucranianos e georgianos, tiveram lugar no mar Negro de 5 a 13 de abril.
Os navios da Frota do Mar Negro russa também realizaram exercícios. Entre outras coisas, os fuzileiros praticaram o embarque de blindados de transporte e pessoal em um navio de desembarque grande e depois o desembarque dos veículos em uma parte desconhecida da costa.