Um grupo armado atacou nesta quinta-feira (16) uma das principais bases aéreas no sul da Líbia sob o controle do marechal Khalifa Haftar, segundo informa uma fonte à Reuters. O ataque foi seguido por confrontos na Base Tamanhint, próxima de Sabha, uma cidade estrategicamente importante no sul da Líbia.
No momento, não há maiores informações disponíveis.
Anteriormente, o Conselho de Segurança da ONU instou todas as partes em um documento provisório para "diminuir imediatamente a escalada da situação, através de cessar-fogo vinculado às Nações Unidas para assegurar completo e compreensivo cessar de hostilidades na Líbia".
Uma nova onda de confrontos na Líbia teve início no dia 4 de abril, quando Haftar ordenou o avanço de tropas para a capital líbia, com o objetivo de libertar o país do que ele chamou de terroristas. Como resultado, o LNA obteve controle sobre as cidades de Surman e Gharyan, localizadas próximo de Trípoli.
Após a movimentação, o GNA anunciou contraofensiva no dia 7 de abril, batizada de "Vulcão de Raiva", para confrontar o LNA.