Várias mídias estadunidenses e alemãs ficaram muito impressionadas com o novíssimo submarino russo Belgorod, lançado à água no dia 23 de abril, destacando suas grandes dimensões e capacidade de realizar missões especiais completamente em segredo e portando drones Poseidon.
Em entrevista à Agência Federal de Notícias russa, o analista militar do diário Komsomolskaya Pravda, Viktor Baranets, comentou que os EUA ainda desconhecem várias características do submarino.
"A criação de projetos de hélices marítimas é uma das tecnologias mais interessantes e frequentemente mais secretas no mundo. Já por muitas décadas que o Ocidente tenta criar hélices marítimas que permitam a um submarino se deslocar rapidamente e produzir o mínimo de ruído", afirmou o especialista.
Além disso, o especialista apontou para outra vantagem muito importante do novo submarino.
"Os americanos estão preocupados que o nosso submarino seja silencioso, e visto que ele é portador de [drones] Poseidon, eles [os militares americanos] não conseguirão detectar o Belgorod debaixo d'água por seu nível de ruído, o que é vital para a localização do alvo e início do combate real", adicionou.
Ademais, o analista militar indicou que o novíssimo submarino russo supera as capacidades técnicas de outros submarinos. Em particular, ele é capaz de alcançar velocidades de mais de 30 nós (56 quilômetros por hora), enquanto os submarinos comuns desenvolvem velocidades de 25-27 nós (46-50 quilômetros por hora).
Além disso, os engenheiros russos desenvolveram sistemas hidroacústicos avançados que são superiores aos modelos anteriores. "Isso significa que nossos ouvidos e olhos ouvem e veem muito mais longe que os do adversário. Esse é um elemento importante para a vitória na guerra submarina", concluiu.