O Pentágono confirmou através de um comunicado que Pyongyang disparou mísseis balísticos nesta quinta-feira (9). De acordo com o Departamento de Defesa dos EUA, os mísseis voaram por 300 km antes de caírem no oceano.
A agência de notícias oficial da Coreia do Norte KCNA disse, horas depois de a mídia da Coreia do Sul reportar os lançamentos, que os exercícios foram ordenados pelo líder do país, Kim Jong-un.
O país asiático segue sob uma série de sanções da ONU e dos Estados Unidos, que foram aplicadas ao longo da última década devido aos testes realizados pelo país, tanto nucleares quanto com mísseis balísticos.
O ritmo das tratativas pela desnuclearização na Coreia do Norte diminuiu desde o encontro com Trump em Hanoi, no Vietnã. A expectativa era de um acordo fosse assinado entre os países durante o encontro, porém o presidente Trump declinou ao ouvir a demanda de remoção das sanções sobre a Coreia do Norte antes da desnuclearização de locais especificados pelos EUA.
Apesar disso, Trump tem expressado confiança de que a desnuclearização será acertada com a Coreia do Norte, mesmo diante dos novos testes realizados por Pyongyang.