"O bombardeiro estratégico B-52 Stratofortress que partiu da base aérea de Barksdale, no Louisiana, chegou à base de Al Udeid ontem, 9 de maio", informa o comunicado no site oficial do comando.
De acordo com o comunicado, "o avião integra o grupo operacional de bombardeiros deslocado para a zona de responsabilidade do Comando Central dos EUA para proteção das forças e dos interesses [americanos] na região".
VIDEO: The Pentagon releasing new footage of B-52 nuclear-capable bombers as the takeoff for the Middle East. They’re heading to Al Udeid Air Base in Qatar as part of Trump Administration’s response to a "credible threat" from Iran. #iran #nucleardeal #bombers #trump #qatar #b52 pic.twitter.com/ymSh0wjE74
— Jeff Paul (@Jeff_Paul) 8 de maio de 2019
O Pentágono publica novas imagens do bombardeiro estratégico B-52, capaz de portar armas nucleares, rumo ao Oriente Médio, à base aérea de Al Udeid no Qatar, como parte da resposta da Administração Trump a uma "possível ameaça" do Irã.
Na terça-feira (7) o Pentágono anunciou o envio de vários bombardeiros estratégicos ao Oriente Médio em resposta a uma "possível ameaça" por parte do Irã contra as forças americanas e dos seus aliados na região.
As tensões aumentaram após afirmações das autoridades iranianas de que tinham intenção de suspender algumas das suas obrigações do acordo nuclear (JCPOA). Esta semana o presidente do Irã, Hassam Rouhani, notificou que Teerã daria 60 dias aos países europeus para retornar a mesa de negociações e garantir que os interesses do Irã previstos no acordo sejam protegidos. Informação foi enviada a vários países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, China e a Rússia.