Ameaças dos EUA fizeram Irã 'pausar' planos violentos, diz chefe do Pentágono

© AP Photo / Jacquelyn MartinSecretário interino de Defesa dos EUA, Patrick Shanahan
Secretário interino de Defesa dos EUA, Patrick Shanahan - Sputnik Brasil
Nos siga no
As ameaças de paz nos EUA contra o Irã valeram a pena - pelo menos de acordo com o secretário da Defesa, Patrick Shanahan, que diz que a República Islâmica teve que "suspender" seus planos violentos graças aos esforços estadunidenses.

Embora o Irã tenha repetidamente negado as alegações de que é responsável pelas recentes tensões e disse preferir a diplomacia às ameaças, Shanahan estava certo de que o comportamento perigoso de Teerã só foi contido pelas medidas pró-ativas dos EUA.

Esses gestos de manutenção da paz incluem, presumivelmente, o envio de um grupo de ataque naval para a fronteira do Irã, aumentando as sanções incapacitantes e a ameaça amável do presidente Donald Trump para acabar com o país completamente.

"Acho que nossos passos foram muito prudentes e colocamos em espera o potencial de ataques aos americanos e isso é extremamente importante", declarou Shanahan a repórteres no Pentágono, sem fornecer nenhuma informação específica sobre o que eles eram.

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo - Sputnik Brasil
Pompeo diz que é 'bem possível' que Irã esteja por trás de ataques a oleoduto saudita

Os "passos" inexplicáveis são tão claros quanto as acusações dos EUA contra o Irã: Trump está dizendo que "não há nenhuma indicação de que algo está acontecendo ou vai acontecer", em termos de provocações iranianas, mas também prometeu usar "grande força" no evento que eles fazem.

"Eu diria que estamos em um período em que a ameaça continua alta e nosso trabalho é garantir que não haja erros de cálculo por parte dos iranianos", acrescentou Shanahan.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, sugeriu no mesmo dia que era "bem possível" que o Irã fosse responsável por sabotar quatro petroleiros no golfo Pérsico, embora não haja provas de que eles o tenham feito.

Embora a sabotagem tenha sido usada como parte da justificativa para o aumento da presença militar dos EUA na região, o Irã negou as acusações, chamando os incidentes de nada além de "danos israelenses".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала