O secretário de Defesa, Patrick Shanahan, afirmou que o Pentágono estava considerando enviar mais tropas dos EUA para o Oriente Médio como uma das formas de fortalecer a proteção das forças norte-americanas no Iraque, em meio às tensões com o Irã.
"O que estamos vendo é: há coisas que podemos fazer para aumentar a proteção da força no Oriente Médio? Pode envolver o envio de tropas adicionais", disse Shanahan aos jornalistas na saída do Pentágono.
Os Estados Unidos reforçaram nas últimas semanas a sua presença no Oriente Médio. O assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, descreveu as manobras como "uma mensagem clara" para o Irã. Os Estados Unidos reforçaram sua presença na região com um grupo de ataque de porta-aviões, mísseis Patriot, bombardeiros B-52 e caças F-15, segundo o Pentágono.
O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, disse que o Irã não pretende travar uma guerra com os Estados Unidos, mas continuará resistindo a Washington.
As tensões entre os EUA e o Irã se intensificaram no ano passado, quando os Estados Unidos se retiraram unilateralmente do acordo nuclear internacional e re-impuseram sanções à República Islâmica. Em 8 de maio, o Irã anunciou sua própria decisão de descontinuar parcialmente algumas de suas obrigações sob o acordo nuclear.