As Forças Navais dos EUA visam instalar os sistemas High Energy Laser e Integrated Optical-dazzler com tecnologia de vigilância, que vão funcionar como defesa antimísseis, no destróier Preble em 2021, revela o contra-almirante Ron Boxall em entrevista ao Defense News.
"O sistema-chave para nós é o HELOS, um laser de bordo que vai substituir nossos sistemas atuais", disse ele.
"Quando Cortéz incendiou seus navios, esse foi um sinal de que eles iriam ganhar e eles só ganhariam indo em frente", disse ele.
"Do mesmo modo, nós decidimos instalar os sistemas de laser em nossos destróieres. Isso vai começar com o Preble em 2021 e, quando o fizermos, essa será sua arma de proximidade que nós agora continuamos a melhorar", revele o contra-almirante.
Segundo Ron Boxall, HELIOS são sistemas de laser com potência de 60 quilowatts, que pode aumentar até 150 quilowatts, foi elaborado pela empresa Lockheed Martin. Está previsto que o laser seja completamente integrado nos sistemas de combate.
"Há muitas pessoas que pensem que o laser é simplesmente algo que dispara, mas os lasers também são sensores muitos bons. Quando mais perto nos aproximamos de um radar, o radar trabalha pior", declarou o almirante.
O portal partilhou a opinião da empresa elaboradora dos sistemas de laser, a Lockheed Martin, segundo a qual o laser será um meio muito eficaz contra os mísseis antinavio da Rússia e da China.