"Conheço tantas pessoas do Irã, são ótimas pessoas. [O Irã] tem a chance de ser um grande país, com a mesma liderança. Não estamos procurando uma mudança de regime, só quero deixar isso claro", disse Trump durante a coletiva de imprensa realizada após sua reunião com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.
Trump está de momento em uma visita oficial no Japão. Durante a visita, o presidente dos EUA e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, discutiram a situação na Coreia do Norte, as tensões em torno do Irã, a guerra comercial sino-americana e as relações bilaterais.
A tensão entre o Irã e os Estados Unidos aumentou desde maio de 2018, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixar o acordo nuclear iraniano. Em menos de um ano, Washington impôs várias rodadas de sanções contra a república islâmica, visando o sistema financeiro, transporte, forças armadas e outras esferas do país.
Além disso, em maio de 2019 Washington enviou navios de guerra e bombardeiros estratégicos B-52 para o Oriente Médio com o objetivo de enviar "uma mensagem clara e inequívoca" a Teerã.