EUA acreditam que Rússia tem 'secretamente' desenvolvido seu potencial nuclear

© flickr.com / all_usernames_are_takenTeste nuclear
Teste nuclear - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os Estados Unidos acreditam que a Rússia pode estar conduzindo testes nucleares de baixo nível em violação da moratória da ONU, disse o chefe da Agência de Inteligência da Defesa dos EUA nesta quarta-feira.

"Os EUA acreditam que a Rússia possivelmente não está respeitando a moratória de testes nucleares… A nossa compreensão do desenvolvimento das armas atômicas nós dá razões para acreditar que as atividades de testes da Rússia ajudaram a desenvolver o seu potencial nuclear", afirmou o tenente-general Robert P. Ashley durante um fórum sobre controle de armamentos realizado no Hudson Institute, em Washington.

Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN - Sputnik Brasil
OTAN adotará nova estratégia militar por conta da 'ameaça nuclear' russa
Negociado na década de 1990, o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT) conta com amplo apoio global, mas deve ser ratificado por mais oito Estados de tecnologia nuclear — entre eles Israel, Irã, Egito e Estados Unidos — para entrar em vigor.

A Rússia ratificou o tratado em 2000.

No início deste ano, a CNN informou que o presidente dos EUA, Donald Trump, estava preparando um grande acordo nuclear com a Rússia e a China.

Trump anunciou, em fevereiro, que os EUA se retirariam unilateralmente do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF). Washington justificou a decisão ao alegar que o novo míssil de cruzeiro 9M729 da Rússia supostamente viola o acordo.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou recentemente que o colapso do Tratado INF lança uma sombra sobre a extensão do Tratado de Redução de Armas Estratégicas (New Start).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала