- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Parte de talude de mina da Vale se solta em Barão dos Cocais, em Minas Gerais

© Foto / Igor PatrickUma criança é vista acendendo uma vela no letreiro de Brumadinho, local que se converteu em memorial em homenagem aos mortos pelo rompimento de barragem da Vale.
Uma criança é vista acendendo uma vela no letreiro de Brumadinho, local que se converteu em memorial em homenagem aos mortos pelo rompimento de barragem da Vale. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A mineradora Vale informou nesta manhã que uma parte do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), se desprendeu durante a madrugada desta sexta-feira (31). Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, não há indícios de que o incidente tenha causado danos à estrutura da barragem.

Segundo o Major Marcos Pereira, da Defesa Civil estadual, o “escorregamento” de uma pequena parcela da base do talude não causou nenhuma alteração significativa na estrutura, não sendo necessário sequer acionar as sirenes de alarme.

“É uma acomodação natural que, em um primeiro momento, não coloca em risco a segurança do local”, disse em entrevista à Agência Brasil.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
'Já passei noites sem dormir e já chorei', diz Bolsonaro sobre Presidência da República
Taludes são planos de terreno inclinados, espécies de paredões que cercam a chamada cava da mina, ou seja, a escavação no terreno. O talude serve para garantir a estabilidade do terreno escavado.

Sua queda pode provocar o rompimento de uma barragem, seja ao atingi-la, seja pela vibração no terreno decorrente da queda. No caso da mina de Gongo Soco, a barragem Sul Superior está a pouco mais de um quilômetro de distância do talude que ameaça ruir em breve.

Em nota, a Vale afirmou que os fragmentos do talude que se soltaram nesta madrugada se acomodaram no fundo da cava. A empresa assegurou que as primeiras avaliações indicam que o material está deslizando de forma gradual, reforçando as estimativas de que o desprendimento do paredão ocorra “sem maiores consequências”.

O receio é de que a barragem se rompa com a queda do talude e atinja Barão de Cocais e outras cidades próximas, como Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. O Rio Doce também pode ser atingido, segundo informou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала