Anteriormente, apenas os solicitantes que precisavam de verificação adicional, como pessoas que haviam visitado ou moravam em países controlados por grupos terroristas, eram obrigados a fornecer essas informações.
"O Departamento de Estado dos EUA atualizou seus formulários de pedido de visto de imigrante e não-imigrante para solicitar informações adicionais, incluindo identificadores de mídia social, da maioria dos solicitantes de visto dos EUA", disse uma autoridade do Departamento de Estado dos EUA.
Apenas os requerentes de certos tipos de vistos diplomáticos e oficiais estarão isentos dos requisitos.
O novo formato de requerimento, proposto em março de 2018, entrou em vigor na sexta-feira (31) e deve afetar cerca de 15 milhões de estrangeiros que solicitam vistos dos EUA anualmente.
Caso sejam descobertas informações falsas sobre as redes sociais apresentadas, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que "sérias conseqüências" poderão ser vir.
A imigração é uma das principais bandeiras do governo do presidente dos EUA, Donald Trump. Desde que assumiu, Trump introduziu medidas que retardaram o processo legal de imigração, aumentaram o custo da imigração e limitaram o acesso a serviços de imigração no país, entre outros.
Uma das principais polêmicas da atual administração da Casa Branca gira em torno da construção de um muro entre os EUA e o México.