As IDF publicaram o vídeo do ataque na sua conta no Twitter. Segundo os militares israelenses, eles realizaram o ataque contra as posições das forças governamentais sírias em resposta ao lançamento de dois projéteis em direção ao monte Hérmon, na zona das Colinas de Golã controlada por Israel.
Last night, 2 rockets were launched from Syria to Israel, 1 landing within Israeli territory. In response, we struck a number of Syrian Armed Forces military targets. pic.twitter.com/xzk5Crsa5q
— Israel Defense Forces (@IDF) 2 de junho de 2019
A aviação militar israelense atacou vários alvos militares sírios, entre eles duas baterias de artilharia, vários postos de vigilância e uma bateria de defesa antiaérea SA-2.
Como resultado, ao menos três soldados sírios foram mortos e outros sete ficaram feridos no ataque.
Israel ataca periodicamente a Síria. A última vez foi na semana passada e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que também encabeça o Ministério da Defesa, justificou essas ações com a necessidade de interromper as tentativas do Irã de aumentar sua presença militar na Síria.
As Colinas de Golã são um território disputado no Oriente Médio que foi parte da Síria até 1967. A área foi conquistada por Israel durante a Guerra dos Seis Dias. Desde então, a soberania de Israel sobre a área tem sido tema de discussões regulares.