O general participou do Fórum de Segurança de Bratislava, onde foi convidado a comentar os planos da Turquia de comprar os sistemas russos de defesa antiaérea S-400.
"O sistema S-400 não é compatível com a OTAN do ponto de vista operacional", disse o general aos participantes do fórum, que foi transmitido nas redes. De acordo com Walters, "a compatibilidade operacional significa que o sistema está ligado aos recursos existentes da OTAN, tanto em termos de comunicações eletrônicas como de comunicação vocal e de instrução do pessoal".
Segundo ele, a interação dessas armas será uma "tentativa de explorar as capacidades do F-35", e os EUA não querem compartilhar dados sobre as capacidades dessa aeronave.
Anteriormente, a Turquia disse que não desistiria de seus planos de comprar os S-400 e que o primeiro lote desses sistemas de defesa aérea deveria chegar ao país em julho. Os EUA ameaçam com sanções pela sua possível aquisição e têm dito repetidamente que podem atrasar ou cancelar o processo de venda de caças F-35 à Turquia.