Falando em uma reunião internacional de representantes de segurança, o oficial russo criticou a postura de Washington perante o planeta.
"Parece anormal que os Estados Unidos, se comportando de maneira tão agressiva e imprevisível, continuem a ser os detentores da principal moeda de reserva", declarou.
"Devido ao fortalecimento objetivo da multipolaridade, a posição de monopólio do dólar nas relações econômicas internacionais torna-se anacrônica. Gradualmente, o dólar está se tornando tóxico", acrescentou Naryshkin.
O chefe do serviço de inteligência russo disse que o uso do dólar apresenta riscos e que mais nações estão buscando ferramentas alternativas para fazer negócios.
Países em todo o mundo, incluindo Rússia, China, Índia e outros, têm trabalhado para diversificar suas reservas externas do dólar.
A Rússia deu passos concretos para desdolarizar a economia. Até agora, Moscou conseguiu reduzir gradualmente o dólar de suas exportações, assinando acordos de troca de moeda com vários países, incluindo China, Índia e Irã.
A Rússia propôs recentemente a utilização do euro em vez do dólar dos EUA no comércio com a União Europeia (UE).