Rússia defende que Irã possa voltar a exportar petróleo a níveis anteriores a sanções dos EUA

© AP Photo / Vahid SalemiTécnico de petróleo iraniano verifica as instalações do separador de óleo no campo petrolífero de Azadegan, perto de Ahvaz, Irã (imagem referencial)
Técnico de petróleo iraniano verifica as instalações do separador de óleo no campo petrolífero de Azadegan, perto de Ahvaz, Irã (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Irã deve ser capaz de retomar as exportações de petróleo em quantidades comparáveis ​​ao período anterior a maio de 2018, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, nesta sexta-feira.

"O único problema é que os volumes em que poderíamos receber petróleo para bens sob o regime, em geral, não dão o tom. O Irã deve ter a oportunidade de realizar o petróleo exportações, pelo menos, aproximadamente em uma escala comparável ao período até maio do ano passado ", disse Ryabkov.

Os EUA intensificaram recentemente seus esforços para "zero" as exportações iranianas de petróleo, tendo terminado a suspensão de sanções para oito estados que foram emitidos em novembro de 2018, quando as restrições foram impostas e introduzidas novas sanções contra a empresa persa Indústria Petroquímica do Golfo (PGPIC).

Teerã respondeu classificando as sanções como "política derrotada", destacando que o mecanismo provou sua ineficácia quando realizada por administrações anteriores.

Washington impôs sanções à República Islâmica após sua retirada do acordo nuclear com o Irã - um acordo que derrubou as restrições econômicas internacionais ao país em 2015 em troca de limitações em seu programa nuclear. O presidente dos EUA, Donald Trump, argumentou que o acordo era "falho" e exigiu a negociação de um texto novo e "melhor".

Teerã se recusou a negociar com Washington, a menos que suspenda suas sanções econômicas, prometendo não se curvar sob pressão.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала