A resolução solicita que a Rússia adote todas as recomendações do documento e retome rapidamente a cooperação com vários órgãos dentro da assembleia.
A chefe do Conselho da Federação Russa, Valentina Matvienko, observou que a decisão tomada pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa para restaurar a autoridade da delegação russa é um passo importante contra a política de sanções à Rússia.
FM #Lavrov: Latest Council of Europe @PACE_News resolution is a positive step in the right direction. Attempts by Ukrainian and British MPs to derail the document were rejected by a strong majority of nations who wish to see Russia a full-fledged participant. pic.twitter.com/jfSbftkePF
— Russian Embassy, UK (@RussianEmbassy) 26 de junho de 2019
"No fundo, esse é um primeiro passo tão sério que vai contra a política de sanções que tem sido feita em relação à Rússia nos últimos cinco anos. E nós lembramos muito bem do que fez nossos parlamentares serem afastados do trabalho em tempo integral em Estrasburgo", disse.
No início desta semana, a PACE convidou oficialmente a delegação russa para participar da sessão de junho, embora a possibilidade de desafiar a ratificação das credenciais da delegação russa permanecesse em vigor.
A presidente da PACE, Liliane Maury Pasquier, disse que a delegação russa poderia participar do trabalho da assembleia, mesmo depois que alguns membros do PACE desafiaram as credenciais da delegação.