Há pouco tempo para acordo, alerta Coreia do Norte sobre diálogo entre Kim e Trump

© AP Photo / Evan VucciU.S. President Donald Trump shakes hands with North Korea leader Kim Jong Un at the Capella resort on Sentosa Island Tuesday, June 12, 2018 in Singapore.
U.S. President Donald Trump shakes hands with North Korea leader Kim Jong Un at the Capella resort on Sentosa Island Tuesday, June 12, 2018 in Singapore.  - Sputnik Brasil
Nos siga no
O chefe do Departamento de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Kwon Jong Gun, declarou que os EUA deveriam reiniciar o diálogo com Pyongyang antes do final do ano, informou a Agência Central Telegráfica da Coréia (ATCC).

"Como o líder da Coreia do Norte [Kim Jong-un] disse ... se os Estados Unidos querem iniciar um diálogo com a República, Washington deve entender [...] que o prazo para isso expira no final do ano", alertou Gun.

Ele acrescentou que não há muito tempo para alcançar resultados.

O diplomata ressaltou que os EUA "frequentemente se referem ao desenvolvimento de relações entre os dois países, mas na realidade não toma medidas que permitam a todas as partes chegarem a um acordo".

"Os Estados Unidos devem ter em mente que nossas repetidas advertências não são palavras vazias", concluiu Gun.

Em junho de 2018, Trump e Kim se encontraram pela primeira vez em Singapura e se comprometeram a trabalhar para normalizar as relações bilaterais e desnuclearizar a península coreana. No entanto, o processo estacionou nos últimos meses.

A segunda reunião, realizada em Hanói em 27 e 28 de fevereiro, terminou abruptamente e sem acordo, embora as partes, segundo a Casa Branca, tenham concordado em realizar mais reuniões no futuro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала